terça-feira, 16 de março de 2010

DLNA: troca de mídia em diferentes equipamentos




Você sabe o que é DLNA? Guarde essa sigla, você ainda vai ouvir falar muito nela. Estabelecida pelos fabricantes de eletrônicos desde 2003, a Digital Living Network Alliance é uma norma que promete garantir compatibilidade universal entre equipamentos de diferentes marcas e modelos. Por meio de uma rede Wi-Fi, os eletrônicos habilitados com o protocolo conseguem trocar arquivos de mídia entre si, dispensando o uso de cabos ou de Bluetooth.

“Você pode pegar a sua câmera digital que tenha wi-fi, que tenha suporte ao o protocolo DLNA, uma TV que também tenha o acesso a internet, que tenha o protocolo DLNA, computadores que tenham o suporte ao protocolo DLNA e trocar essas imagens, esses sons, esses vídeos, um com o outro, de uma maneira muito rápida, basta todo mundo estar plugado na sua rede local dentro de casa e um equipamento vê o outro. Então, um se torna fonte, e o outro se torna destino. Então você escolhe a mídia que você quer e faz com que um troque com o outro”, explica Henrique de Freitas, Gerente de Marketing da Samsung.

Atualmente, existem mais de 5.000 modelos de aparelhos eletrônicos com a certificação DLNA. São celulares, televisores, máquinas fotográficas... uma gama de produtos que já estão inseridos nesse novo padrão de conectividade. Mas o que é necessário você ter na sua casa para usufruir dessa tecnologia?

“A condição básica, primeiro, é que esses produtos tenham interconectividade de rede, digo, que você possa colocar esses produtos na rede. Pode ser fisicamente, com um cabo, aquele cabo que transmite 10/100 megabits ou pode ser o wi-fi, que é a rede B-G-N. Se ele tiver suporte a esse tipo de coisa, aí a gente precisa verificar se esse produto suporta o protocolo DLNA. Suportando o protocolo DLNA, você pode realizar esse tipo de experiência na sua casa”, diz Henrique de Freitas.

O grande atrativo dessa rede sem fio de aparelhos digitais é sem dúvida a sua praticidade. Por isso, na hora de comprar o seu eletrônico, é bom ficar atento. Confira se possui esse símbolo aqui. Isso, geralmente, é suficiente para fazer os seus aparelhos se conectarem, mas, em alguns modelos mais antigos, você talvez tenha que comprar um adaptador. Nos mais recentes, não tem erro se eles tiverem esse símbolo, conseguem transmitir dados entre eles.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário